domingo, 20 de outubro de 2013

NA SALA COM O REITOR
 Você já se pegou  desfrutando da intimidade com Deus, e se oferecendo como sacrifício vivo de louvor a Ele?Esta é uma prática comum  de todos aqueles que desejam alegrar o coração de Deus.  Em algumas vezes, reconhecendo nossas limitações e  fraquezas, até  confessamos a nossa insignificância e pequenez.    
Num esforço contínuo de agradá-lo, como se pudéssemos por nós mesmos, nos humilhamos  e falamos da sua importância na nossa vida e o glorificamos.  Não sei contar as inúmeras vezes que já fiz isto.
 verdade é que até somos sinceros  quando o fazemos, porque, em nós há o desejo inquietante de adorar a Deus com a nossa  própria vida. Então nos  oferecemos  e ansiamos para  vê-lo nos usar. 
O salmista Davi sabia, como ninguém, oferecer a Deus  seus sacrifícios e  louvores. Sabemos das suas falhas como homem, mas também dos registros, sobre o seu desejo genuíno de ofertar o seu melhor para o Senhor.
Dotado de tamanha ousadia  que muitas vezes lhe pregava boas peças e armadilhas, possuía também coragem para se oferecer ao serviço  de Deus como nenhum outro fez. 
As Escrituras nos dão base para dizer que a nossa sinceridade de coração não nos  impedirá de cometer  erros, mas contribuirá para alcançarmos a direção de Deus para a nossa vida.
 Fomos  projetados por Deus  para uma vida  de acertos e vitórias, porque excelência é uma palavra chave no seu dicionário.Os desajustes devem ser acidentes e não rotina na nossa vida.  A Bíblia nos garante que tanto o querer quanto o realizar vem do Senhor. Então sendo o Senhor um   Deus Excelente, os seus desejos poderão ser satisfeitos com excelência,  ainda que realizados através de seres imperfeitos, porque a capacitação e o poder virá Dele.
 Se ousamos atender ao  “chamado de Deus”, a primeira coisa que temos que ter em mente, é  que Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos.
 As palavras do apóstolo Paulo a Timóteo, seu filho na fé, nos  servem como orientação e direcionamento. Paulo o orienta a se apresentar a Deus como obreiro aprovado, que não tem de que envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade. Segundo o apóstolo,  se queremos de fato servir ao Senhor, é necessário que estejamos preparados e  capacitados.
Mas, seria o apóstolo louco ao nos dar esta orientação, uma vez  que Deus não chama os capacitados? Com certeza não.  Paulo estava despertando em  Timóteo  o desejo de se colocar a disposição do Espírito santo para ser trabalhado por Ele.
 Devemos  decidir  servir ao Senhor conscientes de que nem  sempre Ele escolherá os capacitados, mas que com gozo Ele capacitará a quem escolher usar, só precisamos estar atentos e disponíveis.
Apesar de não nos apegarmos as práticas místicas, nos pegamos com frequência  aguardando que Deus use uma varinha mágica, diga algumas frases de efeito e ....uau.....estamos prontíssimos. Esperamos que  como num passe de mágica, deixaremos a condição de ignorantes para trás, e seguiremos como ” experts” .
 Nosso engano, em alguns momentos, é o de achar que Deus nos bajulará e nos tratará feito bebês. Aliás  vale lembrar que os bebês não podem trabalhar,  e que  são completamente dependentes dos outros, por isso não podem servir a ninguém. 
Deus não necessita nos fazer passar por provas, vergonhas, humilhações e situações complicadas para nos preparar, isto é fato. Mas toda e qualquer circunstância está sob o seu olhar onisciente e soberano, e não há quem possa frustrar nenhum dos seus planos.
 Por não ser incoerente ou irresponsável, quando  Ele chama um incapaz em si mesmo, a Sua alegria e prazer estará no preparo desta pessoa. E Ele o fará de forma perfeita, porque Ele é Deus acima de qualquer circunstância.
 obreiro preparado anda dentro de um  modelo predeterminado por  Deus, e é inserido  num perfil de servo. O Senhor  o capacita  de forma que não tenha que sofrer vergonhas durante a execução do seu ministério, que é o seu serviço. Ele sabe usar com destreza  e manejar bem as ferramentas que lhes são entregues para o execução do mesmo. A palavra da verdade estará  continuamente em seus lábios.
Para cumprirmos a orientação de Paulo é necessário conhecer a Palavra da Verdade  nos seus detalhes, linhas e entrelinhas, com todos os nossos sentidos. Não basta conhecê-la com os olhos, porque isto é somente ser  conhecedor da história. É necessário conhecê-la com entendimento, o que só conseguiremos ouvindo a voz do próprio Senhor e na intimidade com Ele.
 Se de fato nos importa este pacto, é inevitável que sintamos o Senhor dessa Palavra. Precisamos tocá-lo e senti-lo com a  nossa alma. Nos derreter  diante do Deus que  quer nos chamar não só de servos, mas de” amigos”. Ele é O Deus que nos entende e que fala a nossa linguagem. Nos ouve, nos vê, nos toca e senti o pulsar do nosso coração. 
Ao  experimentarmos da sua intimidade poderemos sentir o doce perfume da sua presença, e também oferecer a Ele uma adoração perfeita que lhe chegue às narinas como aroma suave.
É maravilhoso sussurramos aos ouvidos do Senhor os nossos sonhos e anseios.
Muito nos edifica declararmos para nós mesmos as verdades bíblicas  com segurança, fé e firmeza. Mas maravilhoso mesmo é saber que podemos  fazer parte de uma escola preparatória onde o próprio Deus nos garantiu o acesso a ela.  Deus é o Reitor,  e Ele mesmo faz a seleção dos calouros para a maior Faculdade Acadêmica de todo o universo - A Lagar Academia Universal -   É lá que o Senhor  extrairá de nós o melhor da essência que Ele mesmo nos deu. Aquele que vencer sairá tendo em mãos  o Certificado de Obreiro Aprovado. A catraca na  Entrada da faculdade é uma moenda que precisaremos  passar por ela para termos acesso ao interior da escola. É de lá que fluirá a matéria prima essencial para que  o novo projeto se torne real  e produtivo. É no Lagar que o Senhor nos aperfeiçoa para a boa obra.
 Deus não poupou o Seu Filho do lagar. Ainda que Ele não precisasse, experimentou ser moído.  Foi no Lagar de Azeite, que Jesus  se derramou e se entregou ao Pai como sacrifício. Foi ali que do seu corpo escorreram gotas de sangue.
 É sabido que é necessário bater na oliveira para que os seus frutos caiam e depois sejam recolhidos. Não basta se dar, é necessário passar pelo processo correto de utilização. Para estarmos prontos para o uso, precisaremos passar por pelejas que muitas vezes não entenderemos as razões.
 Se somos frutos do sacrifício da oliveira, pode ser que em algum momento o Senhor nos fará descer ao pó. Atirado ao chão o fruto experimentará a primeira fase do procedimento. Será rebaixado da sua posição para compreender a sua dependência do Criador. 
 É neste início, que muitas vezes não compreendemos e questionamos a memória de Deus. Será que Ele Deus se esqueceu de mim? Enquanto não temos respostas claras repreendemos o mundo espiritual das trevas e  permanecemos, numa  tentativa inútil, tentando parar o processo que julgamos ter o controle em nós mesmos.
 No pó as azeitonas deverão ser levadas em caixas rígidas para o lagar onde serão lavadas e  limpas. Elas não podem ser espremidas como estão, é necessário que sejam limpas. Não parece incrível tanta riqueza de detalhes. O pai nos limpa e lava as nossas vestes, e isto demanda tempo, e produz desconforto, porém é inevitável.
 Como o fruto nesse processo, tudo nos incomoda e clamamos por dias de refrigério. Desejamos tempos de camas macias e conforto emocional. Mas neste caminho todo o processo é calculado para que o fruto deste projeto não se perca.
 Já na prensa as azeitonas  se transformarão em  muito mais do que um alimento. Após a  limpeza e passadas na prensa , serão transformadas em milagres. Não importa se elas são colhidas verdes ou maduras, porque produzirão o mesmo óleo. Mas também como na nossa vida, as azeitonas maduras fornecerão mais óleo que as verdes. O tempo de intimidade com o seu Criador traz maturidade e portanto mais unção.
 azeite é extraído e a parte sólida é separada. O  bagaço da azeitona se separa do líquido para ser utilizado de forma, e, em momento específico, mas nada da azeitona se perde no processo do lagar.
Se nos deixarmos ser amassados por Deus, o resultado não será diferente. Depois de prensados, o óleo da unção que nos capacita para a obra fluirá, e nada se perderá nesse processo.
Jesus foi a base deste engenho, foi a inspiração Divina para esse projeto tão duro e ao mesmo tempo tão precioso. No Jardim do Getsêmani Ele foi o nosso de exemplar. Alí  O Senhor  se entregou sem se poupar,  para ser uma azeitona  triturada e comprimida, para que Dele fluísse o verdadeiro azeite.
No VT  o azeite extraído no lagar era utilizado para adoração na Casa do Senhor, e para a unção dos ministros. Além de ser usado nas lâmpadas como combustível para iluminar. Na adoração a Deus necessitamos da unção com óleo. Para cumprir o “ide” de ser luz para o mundo conforme está em Mt 5:14, é fundamental  o óleo da unção. Poderíamos gastar horas relatando a importância do óleo, mas encerro nos lembrando  de que somente as virgens prudentes tiveram azeite em suas lâmpadas e puderam se encontrar com o noivo.
 que deve nos motivar a viver o tempo do lagar, é saber que  após este processo, seremos instrumentos valiosos nas mãos de Deus . Geraremos a novidade, e a nossa sede pelo novo será saciada. 
Meu desejo é que todos nós estejamos preparados pelo Senhor, e que possamos nos apresentar diante Dele com os Certificados de Aprovados.
Davi entendia o privilégio que nos é oferecido, e no Salmo 52:8 ele nos diz: " Eu, porém, sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no constante amor de Deus para sempre e eternamente".
Deus quer extrair de nós um azeite brando, suave e penetrante, que cura as feridas e que sirva de alimento. Um óleo com potencial de autoridade que faz reluzir a face daquele que o tem.
O apóstolo Pedro na sua primeira carta,  motivado pela obra do Senhor na sua vida, nos encoraja a também bendizer  a Deus que”...  nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, guardada nos céus para nós”. Ele completa dizendo, que pelo poder de Deus somos guardados, mediante a fé, para a salvação preparada para se revelar no último tempo”.
Mas ele continua a nos incentivar quando  nos orienta a exultar, ainda que no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações.  
Lembre-se de que nada...nada mesmo, substitui  a unção de Deus na nossa vida.           
Que  sem medo possamos desejar, ser UMA OLIVEIRA QUE FLORESCE NA CASA DE DEUS...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário